Quanto é que se desconta para a SS e finanças, a recibo verde?
Thread poster: Manuela Domingues
Manuela Domingues
Manuela Domingues  Identity Verified
Portugal
Local time: 09:48
French to Portuguese
+ ...
May 22, 2015

Bom dia a todos,

De forma a ter noção da atividade de tradutor em regime freelance, gostaria de saber se realmente é verdade que se desconta cerca de 49.60% para a SS e finanças mensalmente, estando a trabalhar a recibo verde por conta própria.
Sendo o cliente uma empresa estrangeira, os descontos são mesmo esses?

Obrigada


 
ana raquel (X)
ana raquel (X)  Identity Verified
Portugal
Local time: 09:48
English to Portuguese
+ ...
Desconto para a SS May 22, 2015

Olá, nas finanças acho que se desconta 20 e tal % mas não tenho a certeza. Acho que tem a ver com a quantia ganha, porque depois somos inseridos em diferentes escalões. Mas já li que os independentes descontam imenso (em conjunto com as finanças)

[Edited at 2015-05-22 16:46 GMT]


 
Inga Petkelyte
Inga Petkelyte  Identity Verified
Portugal
Local time: 09:48
Lithuanian to Portuguese
+ ...
25% + 29,6% May 22, 2015

Salvo engano, o desconto IRS continua em 25% e a contribuição (assim chamada...) para a SS é 29,6%. Mas este, tal como Ana referiu, depende dos escalões e é afixada em valores fixos.

 
Manuela Domingues
Manuela Domingues  Identity Verified
Portugal
Local time: 09:48
French to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Inga May 22, 2015

Obrigada pela informação. Nunca pensei que fosse tanto!
Já nem sei se compensará mesmo trabalhar em casa.


 
Inga Petkelyte
Inga Petkelyte  Identity Verified
Portugal
Local time: 09:48
Lithuanian to Portuguese
+ ...
Faça contas May 24, 2015

Manuela,
Salvo engano, se no primeiro ano não se alcance o patamar de 2.500 euros (este valor poderá ser diferente agora), não se pagam as contribuições SS (mas é necessário de pedir a isenção). Também poderá ser dispensada das mesmas se mantiver este (ou outro? não me lembro bem) valor nos três anos consecutivos. Mas a partir do 4.º ano, ganhas algo ou não de todo, é obrigatório pagar pelo menos 124,9 eur mensais da contribuição. Isto além do IRS. Posso estar enganada
... See more
Manuela,
Salvo engano, se no primeiro ano não se alcance o patamar de 2.500 euros (este valor poderá ser diferente agora), não se pagam as contribuições SS (mas é necessário de pedir a isenção). Também poderá ser dispensada das mesmas se mantiver este (ou outro? não me lembro bem) valor nos três anos consecutivos. Mas a partir do 4.º ano, ganhas algo ou não de todo, é obrigatório pagar pelo menos 124,9 eur mensais da contribuição. Isto além do IRS. Posso estar enganada quanto a exactidão das contribuições, analizei as regras há uns 2 anos atrás. Na altura, fiquei com um entendimento que realmente o regime português prefere melhor as pessoas fiquem com o RSI em vez de tentarem ser autónomos.
Soa bastante pessimista, mas não se desanime, veja mais temas neste sentido, algures uma tradutora explicou bastante bem acerca das contribuições SS. Também sugeria participar nos powows (encontros) dos tradutores - fale com as pessoas, veja como elas fazem, que soluções conseguem encontrar. Há de haver uma porta que se abre!
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Quanto é que se desconta para a SS e finanças, a recibo verde?






Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »
Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »